A semana começou com o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial brasileira, o que levou diversos países a suspenderem a importação de frango…

Os dois casos de que se tem notícia estão circunscritos ao Rio Grande do Sul, embora haja outros em investigação, no Tocantins e também em Santa Catarina. O vírus da influenza já estava circulando no Brasil há dois anos e, mesmo assim, demorou para se manifestar numa granja importante, sinal de que o protocolo sanitário estava funcionando.

O Ministério da Agricultura, no entanto, informou que está investigando um possível novo caso de gripe aviária em uma propriedade localizada em um raio de três quilômetros de onde a doença foi detectada na última sexta-feira.

O Rio Grande do Sul decretou estado de emergência em saúde animal após a confirmação dos focos de influenza aviária no estado. O governo gaúcho instaurou a medida em 12 municípios por 60 dias para tentar controlar os focos da doença.

Além do agro, o mercado também estará de olho no pacote de anúncios do governo federal durante a semana. DMT do setor elétrico garantindo luz gratuita para os inscritos no CADÚnico, que gastam até 80 kw por mês, e o vale-gas por meio de voucher, que custará aos cofres públicos R$ 5 bilhões, passando ainda por linhas de crédito em estudo para motociclistas de aplicativos e reforma de casas precárias.